Tarituba, pequeno vilarejo caiçara

   Tarituba é uma vila de pescadores próximo a cidade de Paraty. Com apenas 970 moradores, possui apenas uma rua em “L” que começa na Rodovia Rio-Santos e termina na capela de Santa Cruz, padroeira da vila. 

   A praia fica no interior da enseada de Tarituba, com águas calmas e protegidas, onde se agrupam barcos de pesca e passeio.

   À beira da praia existem bares onde é possível saborear um delicioso pastel de camarão e beber uma cerveja gelada ou uma caipirinha feita com pinga de Paraty.

   Em Tarituba há restaurantes que servem pratos típicos da culinária caiçara, como a caldeirada, peixe maluco, bobó de camarão, pirão de garoupa etc.

   A festa mais tradicional de Tarituba é a Festa de Santa Cruz, que acontece no início de maio.

Durante a festa o Grupo de Danças Folclóricas de Tarituba faz apresentações de Ciranda, Cateretê, Arara, Dança do Chapéu, entre outras danças regionais. Todos os anos um grupo de dança da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) vem à festa aprender um pouco sobre a rica cultura caiçara e fazer suas próprias apresentações.

   Tarituba já foi palco de produções para o cinema e televisão, além de inúmeros comerciais de televisão e revistas. Na década de 70 foi filmado o “O Rei do Milagre”, uma produção ítalo-brasileira com direção do Grupo Glauber Rocha e participação de Joel Barcellos e Hugo Carvana. No início dos anos 90 foi a vez da novela da Globo “Mulheres de Areia”, com Glória Pires no papel das gêmeas Ruth e Raquel. Na praia de Tarituba que o personagem Tonho Dalua, vivido pelo ator Marcos Frota, fazia suas esculturas de mulheres e também onde morava o núcleo de pescadores da novela.

Vamos indo na Ciranda
Mestre Chiquinho de Tarituba: de bailes e histórias

Antonio Eugenio do Nascimento
Pedro José de Bulhões Netto
Simone Ferreira Bulhões
DP&A Editora - 104 p. – 2004 - Inclui CD

Livro sobre a cultura caiçara em Tarituba, que visa à preservação do patrimônio lúdico e do caráter popular das tradições desta comunidade.

   
 
Praia de Tarituba - BR 101 Rodovia Rio-Santos km 541 - Paraty - RJ